quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Uma árvore duas técnicas

Gosto muito da caliandra, considero umas das melhores espécies brasileiras para bonsai, pois possui boas caraterísticas: folhas pequenas, brotação intensa, aceita bem as podas, aramagem, isso sem contar na bela florada.

Porém, quem já teve que eliminar um galho mais grosso ou reduzir o tamanho do tronco sabe do problema que é a cicatrização. Para falar a verdade, a caliandra praticamente não cicatriza, ela rearranja o fluxo de seiva ao redor do corte e não proporciona o crescimento da casca e fechamento da ferida. Em geral tenta-se disfarçar o corte para a parte de trás da árvore, mas a ferida vai estar sempre lá...

Na tentativa de achar uma solução para este problema, revolvi aplicar duas técnicas distintas em um pré-bonsai. É uma árvore resultante da minha primeira alporquia e estava há uns 3 anos crescendo na bacia. Tinha duas brotações vigorosas junto à base que ajudaram a engrossar o tronco de 1 cm para 7 cm de diâmetro, mas que agora estavam atrapalhando o futuro da árvore como bonsai.

Assim resolvi podar um galho com a técnica "Van Meer" e o outro com a técnica de poda em duas etapas.
A técnica "Van Meer" pode ser verificada aqui no blog: http://bonsaiqb.blogspot.com.br/2013/11/tecnica-van-meer-para-fechar-grandes.html. E a técnica em duas etapas consiste em cortar o galho até a metade, aplicar pasta cicatrizante, aguardar a cicatrização e no ano seguinte cortar o restante. Se nenhuma funcionar na pior das hipóteses, terei a mesma cicatriz que teria se não aplicasse a técnica...

Um dos galhos foi removido e usado a técnica "Van Meer":

Galho removido

Detalhe
Coberto com fita de enxerto


Como foi a primeira vez que tentei esta técnica, acabei escavando demais e a dobra da casca não ficou muito boa. O ideal é escavar alguns milímetros abaixo da linha do tronco. Para fixar as abas da casca no lugar usei primeiramente fita de enxerto e por cima coloquei fita de autofusão.

Já para o outro galho (à esquerda na primeira foto), usei a técnica de poda em duas etapas:

Frente

Verso
Ano que vem posto os resultados, para saber qual funcionou melhor, isto é, se funcionar.

6 comentários: