domingo, 25 de agosto de 2013

Juniperus procumbens reestlizado

Esta árvore estava em um canto das minhas bancadas, esperando uma intervenção desde que chegou a minha coleção. Estava um pouco abandonada antes de chegar a mim, assim deixei algum tempo em tratamento e adaptação. Na verdade eu não gostava muito do estilo escolhido pelo antigo proprietário, mas também não sabia ao certo o que fazer.


A árvore estava com diversas agulhas e galhos secos. O conjunto de galhos estava equivocado, assim como o vaso escolhido, o estilo não explorava o potencial da árvore.

Assim, num belo sábado, peguei a árvore e rumei para a loja O Bonsai, nos costumeiros workshops de final de semana. Eu já tinha uma ideia de qual estilo seguir, mas receber a orientação do experiente Edson e dos demais bonsaístas é sempre bom para dar aquela segurança na hora de cortar um galho...

A árvore tinha um estilo próximo do semi-cascata ideciso e os galhos formavam um emaranhado que mais lembrava um arbusto. As raízes tinham aparência e força para  para mudar para o estilo cascata, assim como havia estrutura de de tronco e e galhos para isso.

Assim, após as orientações, podas, limpeza de agulhas e aramação, num total de 16 horas de trabalho, o resultado é o seguinte.

 Frente
Lateral direita

Gosto muito de ver as fotos do bonsai, pois algumas vezes, com calma, e depois de algum tempo consegue-se ver detalhes, defeitos e melhorias não percebidos antes. Pela foto da frente acho que o galho ápice precisa ser um pouco mais compactado e tambem reposicionado um pouco mais cima e a para direita. Pela foto da lateral dá para ver que o ápice precisa ir um pouco mais para trás, para alinhar com o tronco. Alguns galhos preciso trabalhar melhor o movimento, para compactar um pouco mais. Talvez aquele galho que sai no lado esquerdo, logo acima do jin, talvez tenha que ser removido, o que acham?

Teste digital da remoção o galho


O importante nesta etapa é acertar o posicionamento do tronco e dos galhos, depois é só adubar e aguardar que os patamares encham de novas brotações para melhorar a ramificação. Depois de remover os arames do tronco preciso projetar onde colocar um bom shari para completar a árvore. Acho que em dois ou três anos já vai estar pronta para a primeira exposição.

Para o vaso imagino um vaso orgânico grande, de uns 30 cm de diâmetro. Talvez estes vasos de um bonsaísta eslovaco (http://www.atelierbonsai-element.com/en/), feito em cimento.

Este?
Ou este?
Talvez este?



Nenhum comentário:

Postar um comentário